Inhaaaaiiiiiii Pessoal !!
Na coluna Style World dessa semana eu Donn Montevyck vim falar pra vocês um pouco sobre o estilo Hipster!!
O que é Hipster?
Hipster é um termo frequentemente usado para se referir a um grupo de pessoas pertencentes a um contexto social subcultural da classe média urbana. A cultura Hipster faz parte da variedade de subculturas que coexiste com a cultura mainstream (comum).
A cultura Hipster é marcada pela música independente, saudosismo recorrente, uma variada sensibilidade para a tendência non-mainstream (não comum, não recorrente) e estilos de vida alternativos. Os interesses referentes à mídia por esse grupo incluem filmes independentes, revistas e websites notadamente relacionados à música alternativa.
Origem:
na década de 1940 O termo "Hipster" foi criado durante a era do jazz, quando "hip" surgiu como um adjetivo para descrever os fãs da tendência na época. eventualmente adquiriu o sufixo inglês "ster" (como em "spinster" ou gângster), "Hipster" foi apropriado pela língua inglesa.
O verbete para "Hipsters" os definia como "sujeitos que curtem jazz". Inicialmente, Hipsters eram, predominantemente, jovens brancos de classe média procurando imitar o estilo de vida dos músicos de jazz negros que eles seguiam.. No entanto, a subcultura se expandiu rapidamente e, após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), foi envolvida também por uma crescente tendência literária. Jack Kerouac descreveu os Hipsters de 1940 como: "pessoas subindo e vagabundeando pela América, vadiando e pegando carona em toda a parte, como elementos de uma espiritualidade especial." Em seu ensaio "The White Negro" (O negro branco), Norman Mailer caracterizou os Hipsters como existencialistas americanos, vivendo uma vida cercada pela morte (aniquilada pela guerra atômica ou estrangulada pela conformidade social) e optando, ao invés disso, por "divorciar-se da sociedade, para existir sem raízes, para partir em uma jornada não mapeada pelos imperativos rebeldes de seu próprio ser".
No começo do ano 2000, tanto o New York Times quanto o Time Out New York publicaram perfis de Williamsburg, no Brooklyn, sem usar o termo Hipster; o Times referiu-se a "boêmios" e o TONY a "tipos artísticos de East Village". Por volta de 2003, quando The Hipster Handbook (O Manual do Hipster) foi publicado por um morador de Williamsburg, Robert Lanham, o termo passou a ser amplamente utilizado para se referir a Williambsurg e bairros similares. O Manual do Hipster descreve os Hipsters como pessoas jovens com "cortes de cabelo mop-top, carregando carteiras retrô, falando em seus celulares, fumando cigarros europeus... desfilando em sapatos de plataforma com uma biografia de Che Guevara saindo de suas bolsas". Lanham também descreve os Hipsters da seguinte forma: você se graduou em uma faculdade de artes liberais cujo time de futebol não vence um jogo desde o governo Reagan" e você tem um amigo republicano que você sempre descreve como sendo 'um amigo republicano'". Alguns consideram que a fase inicial de reutilização do termo começou em 1999 e terminou em 2003.
O artigo:
"Hipsters são os amigos que zombam de você quando você começa a gostar de Coldplay. Eles são as pessoas que vestem camisetas de tela de seda com citações de filmes dos quais você nunca ouviu falar e são os únicos na América que ainda acham que Pabst Blue Ribbon é uma boa cerveja. Eles usam chapéus de cowboys e boinas e acham queKanye West roubou seus óculos de sol. Tudo a respeito deles é construído exatamente de forma a fazer parecer que eles simplesmente não se importam, além de julgarem a tudo e a todos."
– Time, julho de 2009
E por mais q o estilo Hipster seja um estilo meio "Retro" (meio antigo) está super em alta nas ruas das capitais brasileiras, nas redes sociais e afins.. o estilo ganhou força com a tecnologia e se tornou um dos estilos mais utilizados pelos jovens em suas fotos nas redes sociais!!
você já deve ter visto algum Hipster por ai :)
Bom Pessoas é isso ae espero que tenham curtido o "Style World" de hoje ;)
qualquer duvida ou sugestão será bem vinda <3
bjos bjos boa semana!
"para partir em uma jornada não mapeada pelos imperativos rebeldes de seu próprio ser". Muito foda.
ResponderExcluirsimm.. super inspirador né? q bom q gostou <3
Excluir